http://www.paraiba.pb.gov.br/odestadual/wp-content/themes/2014/temp/ode_fullbanner_910x90.gif

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Homenagens a Eduardo Campos e troca de farpas, marcaram segundo debate entre os candidatos ao governo da Paraíba

Homenagens a Eduardo Campos e troca de farpas, marcaram segundo debate entre os candidatos ao governo da Paraíba 
Estado, desta vez pela TV Arapuã, foi marcada por apresentação de propostas entre os concorrentes, troca de farpas, alfinetadas e homenagens ao ex governador Eduardo Campos, morto na semana passada em um acidente aéreo.

Cássio Cunha Lima (PSDB), Major Fábio (Pros), Ricardo Coutinho (PSB), Tárcio Teixeira (PSOL) e Vital Filho (PMDB) iniciaram a sabatina respondendo perguntas de representantes da sociedade civil organizada, sobre as áreas de saúde, segurança, educação, investimentos, municipalismo, servidores públicos, turismo, infraestrutura, mas aproveitando para criticar os adversários.

O senador Cássio Cunha Lima, primeiro sorteado para abrir o debate, fez críticas ao atual governo e disse que vai respeitar os 27 Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração criados por ele, quando governador da Paraíba, além de ampliar os Planos para outros segmentos.

Cássio afirmou, que realizou mais de 30 concursos públicos, convocando mais de 9.200 servidores para compor o quadro estadual de servidor e que o ingresso no poder público será feito através de concurso, caso seja eleito.

Ele disse que quer ampliar parcerias para patrocinar a qualificação técnica dos servidores e buscar a implementação de planos de saúde e vale refeição. O governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), reagiu quando questionado sobre a relação com o servidor público, se classificando como “o governador no Brasil que mais dialogou com o povo”, declarou a autoridade.

Ricardo disse que foi o governador que mais dialogou com o povo na história da Paraíba. O socialista alegou que criou o Orçamento Democrático Estadual (ODE), que possibilitou o contato com mais de 140 mil pessoas e disse que governar o Estado não é cuidar apenas de uma “folha de pagamento”, mas beneficiar o agricultor, a saúde, a educação, entre outras áreas.

- Dialoguei com 140 mil pessoas e recebi todas as entidades, desde que, elas naturalmente não quisessem fazer disputas. Eu fui sindicalista e posso afirmar, tenho uma visão mais ampla. É preciso olhar para muitas coisas – ponderou o governador.

Vital do Rêgo Filho, falou do seu Plano de Estado, e de investimentos no turismo da Paraíba. Ele l disse que Ricardo Coutinho não trouxe nenhum tipo de empreendimento para investir em turismo do Estado e que no governo dele vai investir em ecoturismo, turismo religioso, de eventos, de aventura, entre outros.

- O Centro de Convenções foi obra trazida pelo PMDB com empenho de Lula e da presidente Dilma. E porque hoje não temos um polo de ecoturismo de Cabo Branco e porque nenhum Resort se instalou? O governo foi incompetente em não trazer nenhum tipo de empreendimento nessa área para o Estado – questionou Vital.

Vital disse que vai criar um comitê gestor para acompanhar as ações de saúde do Estado, prometeu construir um hospital pediátrico no lugar onde hoje fica a Granja Santana – residência oficial do governador -, e transformar a maternidade Arlinda Marques em um hospital da mulher. Vital disse que se comprometia a fazer diferente de Ricardo e Cássio, assegurando um programa de Estado, um plano integrado de desenvolvimento que comprometerá a gestão com o bem estar das futuras gerações. “Vamos trazer a Paraíba ao caminho do desenvolvimento perdido”, concluiu.


Tácio - Respondendo pergunta de Cássio Cunha Lima, Tárcio Teixeira (PSOL) assegurou que não irá privatizar a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), prometeu a valorização dos servidores da entidade, aparelhagem e a realização de concurso público para a categoria. Tárcio Teixeira alertou o candidato tucano para a dificuldade do paraibano, principalmente, do cidadão do semiárido de ter acesso à água potável.

Tárcio acusou o governador “desrespeitar” os servidores ao falar que não governava para uma “folha de pagamento”. Segundo o membro do Psol, é preciso que o chefe do Executivo receba os servidores, dialogue, implante o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), o piso salarial do magistério, a Lei do Subsídio dos servidores do Fisco, entre outras medidas.

Tárcio Teixeira declarou que a solução para os problemas de violência na Paraíba é investir nas políticas de saúde e educação. Também destacou que não se consegue segurança com medidas violentas, como colocado por outros candidatos.

- Não é bala e arma que vão resolver o problema da violência na Paraíba. Existe a segurança dos ricos, com segurança privada, e existe a segurança dos pobres, que é sucateada. O primeiro ponto é fazer valer o artigo seis, fazendo valer os direitos sociais. Uma sociedade que respeita todas as políticas já reduz os efeitos da violência – aplicou

Major Fábio criticou as brigas políticas entre candidatos e destacou a importância da valorização dos jovens, através do fortalecimento da política educacional e de incentivo ao desporto. Segundo eles, uma parcela mínima de crianças e adolescentes sabem interpretar um texto e as regras básicas de matemática. “A nossa juventude clama por políticas públicas eficazes”, disse.

Ao ser perguntado sobre a valorização do servidor público, o postulante pelo PROS ao Governo da Paraíba, Major Fábio, ressaltou que vai dar um salário digno, e não fazer paliativos com a concessão de gratificações.

Ele disse que o respeito ao funcionário começa quando o mesmo conhece a depreciação da máquina pública, entendendo que a relação precisa ser de verdade.

- As gratificações são penduricalhos para enganar o funcionário – explicou ele, durante debate na TV Arapuan.  Major Fábio e Tarcio Teixeira criticaram as gestões de Cássio e Ricardo, sobretudo nas áreas de saúde, educação e segurança. “Não se faz segurança fechando delegacias, nem se faz educação fechando escolas”, criticou Tárcio Teixeira.

0 comentários:

Postar um comentário